quinta-feira, 10 de maio de 2012

Fraude em cartões de crédito no Canadá


Que o sistema bancário aqui não é uma Brastemp, quase todo mundo é de acordo, ainda mais comparado com o brasileiro que é um dos mais modernos do mundo, mas está melhorando. Está semana tive uma surpresa desagradável ao receber minha fatura do cartão de crédito, uma compra não realizada por mim e muito menos autorizada de 261 $, para um Show da Madonna, nada contra a rainha do pop, mas eu nunca pagaria isto para assistir um show dela!

Okay, depois da surpresa, vamos resolver a situação, liguei para o atendimento do cartão e nada de ser atendido rapidamente, muita musiquinha e aguarde na linha, desisti e resolvi ir tentar resolver no próprio banco, chegando lá, a atendente disse que infelizmente não poderia me ajudar e que realmente estás situações são resolvidas pelo telefone.

Segundo okay, vamos novamente ao telefone, muita musiquinha, aguarde na linha, vou lhe passar ao setor responsável, etc... Confirme seus dados de segurança, pedem o número do cartão, o número de trás do cartão, o nome de solteira de sua mãe, como você assina, sua data de aniversário, seu endereço completo, completo quer dizer com CEP e tudo, telefone de contato, e-mail, (DNA, amostra de sangue e teste de urina), okay estes últimos era o que eu estava com vontade de perguntar para as atendentes se elas não queriam para eu mostrar, pois não terminava nunca as perguntas, e pior quando mudavam de setor começavam novamente as mesmas perguntas, Senhor dei-me paciência, porque se me der força eu cubro de porrada! Oh, Canadá!!!

Finalmente elas me passam ao setor de fraude, onde a mulher fez eu repetir quase dez vezes, que eu não fiz a compra, não autorizei, não emprestei meu cartão, que não foi minha esposa ou filhos, e que eu estava ciente que aquela conversa estava sobre gravação e que se ficasse comprovado que eu estava enganando o sistema eu seria processado judicialmente.

Perai, eu fui fraudado, não sou o fraudador, e a mulher continuava insistindo você tem certeza que quer dar continuidade na sua demanda, gostaria de mais tempo para pensar, você deve entrar em contato com a empresa do débito e demandar esclarecimentos, eu tentando ficar calmo disse não irei fazer isso, não fiz está compra, não autorizei, não conheço a empresa, e não vou pagar!

Depois da atendente entender que eu não tinha dúvidas que queria contestar o valor, ela abriu o Protocolo e me deu o número dizendo que, de qualquer forma eu teria que pagar o valor cobrado, e aguardar o resultado da investigação para receber ou não o reembolso do valor, e que a empresa de show poderá também contestar e o caso irá para a justiça. Brincadeira, né! Informou ainda, que o cartão estava cancelado, e eu não poderia mais usá-lo até receber um novo, que irá chegar em minha casa entre 5 a 10 dias.


Mas como isso aconteceu?

Está se tornando comum inúmeras quadrilhas de clonagem de cartões no Canadá, sempre tem o risco de compras na net sem as devidas precauções, mas vai além disso, ultimamente pagar em restaurantes e postos de gasolinas está sendo um perigo real para muita gente, a quadrilha infiltra um comparsa na empresa que adultera a máquina de pagamento, e assim tem acesso a todas as informações contidas no seu cartão e chip, clonando seu cartão totalmente.

Está semana foi desmontada a maior quadrilha já pega deste tipo no Canadá, apenas uma das várias que estão agindo no país, a Operação Chapitre, com a polícia do Québec e a polícia Montada prendeu 46 pessoas de um total de 61 procurados entre Québec e Ontário, principalmente na cidade de Montreal.

Então todo cuidado é pouco sobretudo em pequenos restaurantes e postos de gasolina!

Para saber mais assista este vídeo.



Atualização 14/05/2012:



Novo cartão chegou

Bem eles disseram que meu novo cartão iria chegar entre 5 a 10 dias, e chegou em exatos 5 dias, para claro não me deixar sem a possibilidade de consumir mais!
Mas, até agora nada de resposta sobre o débito indevido, continuo no aguardo e postarei novidades assim que tiver!

Bom dia!




Atualização 29/05/2012:



Liguei para a VISA, para saber o andamento do meu pedido

A atendente disse que meu pedido foi deferido, ou seja vou receber de volta meu dinheiro em crédito no cartão, agora é só esperar chegar a fatura para olhar, mas já está confirmado o reembolso.

Bom dia!




Veja também:

- Coisas bizarras no Canadá

- Ottawa Comiccon 2012

- Fica a dica: suco de goiaba no Canadá

4 comentários:

  1. Olá tudo bem? Eu moro Montreal e já tive duas vezes meu cartão clonado, uma vez o de débito e outra o de crédito mas felizmente nenhuma compra tinha sido efetuada. O banco que tinha me ligado dizendo que meu cartão estava cancelado pois eles tinha descoberto que ele tinha sido clonado. Eu fiquei também perplexo quando ouvi isso já que nunca tinha passado por isso no Brasil. Imagina da segunda vez então, fiquei desacreditado... Mas pelo jeito é uma coisa comum aqui. Minha chefe tb teve o cartao de credito dela clonado. É bom sempre evitar sacar grana em lugares duvidosos como depanneurs, baladas etc (estes caixas eletronicos tabajara sem bandeira de nenhum banco) e compras na net, bom sempre ter um antivirus, verificar se na barra tem o https e comprar de sites confiáveis, nunca em links passados por email etc...
    Valeu, parabens pelo blog
    Ronaldo
    Montreal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo,

      Obrigado! Espero que não se repita comigo mais este tipo de coisa, sorte sua não terem lhe dado maior prejuízo, mas que realmente este tipo de situação deixa a gente com a sensação de desacreditado deixa!

      Excluir
  2. Amigo como funciona a Legislação de Inasdiplência aí no Canada? Fiz intercambio em 2006 e tive que voltar com urgência, não tive tempo de esperar a fatura chegar do cartão de crédito para pagar, e nem fechei a conta no banco CIBC, tentei de várias formas resolver e nada... As dividas, são perdoadas , como aqui, depois de certos anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonh,

      Para serem perdoadas você deve declarar falência, após está situação ser oficial, você ficará 6 anos sem crédito.
      Após os seis anos você irá recomeçar seu histórico de crédito do zero.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...