segunda-feira, 11 de junho de 2012

Gatineau 40 graus

Sensação térmica de 40 graus
Nossa nunca pensei em passar tanto calor no Canadá, e o verão ainda nem começou de verdade. Mas tudo bem, não devo reclamar, pois já, já, vou estar reclamando da falta dele, eita vida de eterna insatisfação com  o que se tem, parece até que estamos falando de nossa aparência física.

Mas, acho que isso tem a ver com a adaptação do corpo ao frio, demora para se adaptar, quando a gente está pronta <resumindo mais gorda>, o frio vai embora e lembra a gente que temos de emagrecer para não passar calor e poder expor a beleza. =)

Hoje meu pé estava muito vermelho, sinceramente dava para sentir o sangue quente circulando, e isso fica bem caracterizado no meu pé. A cidade estava borbulhando, muita gente andando de conversíveis, motos, bikes, etc... Pela cidade o povo anda como se estivessem na praia, sem camisas, só de bermudas e shorts, crianças nos parques brincando só de calção, e muita gente brincando com mangueiras de água, ouvi dizer que isso é proibido, mas não vi ninguém sendo chamado atenção até agora por isso.

Hoje fez 38 graus reais com sensação de mais de 40 graus, esqueci de tirar um printscreen ao meio-dia, que foi o horário mais quente, quando tive a ideia de fazer isso já era mais de 5 da tarde, mas ainda fazia 32 graus reais com sensação térmica de 40 graus (feels like). No CÉGEP já começaram a dar explicações sobre o calor, e os riscos inerentes a ele, se passar mais de três dias com temperaturas superiores a 32 graus é considerado um Alerta de Calor. Pois é gente, aqui o povo não se preocupa apenas com o frio, o calor também é uma preocupação e por vezes mata mais que o frio.

Alguns conselhos que o agente da prefeitura deu na nossa classe:

- Evite se expor ao sol entre 11 da manhã as 4 da tarde sem proteção; (vale protetor solar, sombrinha, boné, etc...)
- Evite fazer força física quando estiver muito quente; (acima de 32 graus)
- Beba ao menos 5 copos de água por dia; (levando em consideração os copos jumbo que os canadenses amam, acho que isso da mais do que os famosos 2 litros que estamos acostumados a ouvir no Brasil) 
- Procure usar e frequentar lugares com ar-condicionado para resfriar seu corpo; (preferiria que ele mandasse o povo tomar um banho gelado, sério!)
- Use roupas leves e claras;
- Cuidado especial com crianças, idosos e animais;


Daqui a pouco saio cantando a marchinha de carnaval do calor:  

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô

Mas que calor, ô ô ô ô ô ô
Atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente
Queimou a nossa cara

Viemos do Egito
E muitas vezes
Nós tivemos que rezar
Allah! allah! allah, meu bom allah!
Mande água pra ioiô
Mande água pra iaiá
Allah! meu bom allah



Veja também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...