domingo, 29 de julho de 2012

Frutas no Canadá (02): uva-crispa

Uva-crispa

Uva-crispa ou gooseberries
Essa se alguém já conhecia no Brasil avise, porque a gente realmente nunca tinha visto, aqui ela é vendida com o nome de Gooseberries, e procurando na net descobrimos que se chama uva-crispa em português, mas também pode ser chamada de groselha de espinhos e outros nomes.

É uma fruta que é consumida à milhares de anos, mas que até hoje os especialistas ainda não se decidiram se é uma uva, uma variedade de groselha ou de cassis, resumindo cada um diz uma coisa.

Bem, nem eu nem marido lembramos de ter comido ela antes, e resolvemos experimentar, na minha opinião o gosto parece de uma acerola meia verde, já o marido acha que é quase um carambola. Por fim, os dois concordaram que lembra um limãozinho, que não é um limão pequeno e sim uma frutinha que até lembra essa, que não sei se todo mundo conhece. =)

Nossa vizinha canadense, disse que o povo aqui compra está frutinha para fazer conservas, agora não entendi se é conserva dela ou se ela entra como um ingrediente, tempero, para outras conservas. Sei que ela é rica em vitamina C, não lembra nada groselha ou mesmo uva, e que pelo preço, gosto e forma de comer, não deve entrar no hall das preferidas daqui de casa, pelo menos por mim, já o marido que comeu tudo, principalmente porque eu só quis experimentar mesmo, disse que não achou tão ruim.

É bem carinha uma pint, + ou  - 450gr, custa 6 dólares. oO

Marido diz que o gosto é de carambola e ela parece um maxixe. =) 



Veja também:



3 comentários:

  1. Já encontrei uma vez aqui em Brasília no La Palma, uma mercearia gourmet. Eu adorei, pena que nunca mais vi. Em relação ao tipo de fruta que é, me desculpe, mas os especialistas nunca tiveram dúvidas quanto a isto. Se trata de uma espécie de groselha (Gênero Ribes), assim como o cassis, bem distante das uvas (Gênero Vitis) de onde provavelmente só pegou seu nome comum e científico, porém o nome científico dela, Ribes uva-crispa, que deve até mudar, pois é incorreto pelas regras de nomenclatura científica. Passo a seguir os links para as páginas da Wikipédia para você poder ler mais sobre elas!! Espero ter ajudado!!

    Groselha-Vermelha: http://en.wikipedia.org/wiki/Redcurrant

    Cassis: http://en.wikipedia.org/wiki/Blackcurrant

    Gooseberry: http://en.wikipedia.org/wiki/Gooseberry

    Uva: http://en.wikipedia.org/wiki/Vitis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus,

      Obrigado pelas dicas, e por saber que a frutinha já andou dando o ar da graça pelo Brasil.
      Quando eu disse que nem os especialistas se decidiram é por isso mesmo, ela é chamada de groselha de espinho, é do tipo groselha, mas o povo diz que é uva, até no nome, o gosto não é nem de um nem do outro, também não é cassis mesmo alguns querendo dizer que ela é uma sub-espece desta, ou seja um balaio de gato só! =)

      Excluir
  2. É gostosa né ! eu comi uma vez na salada , fica muito bom !
    Não sou muito fã de comer frutas , fico sempre na maça / banana / uva ... Meu marido quando veio ao Brasil ficou louco pela variedade e sabores das frutas, ficou viciado em manga haha Mas assim quem tem não dá valor .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...