segunda-feira, 16 de julho de 2012

Mais do que um simples Canicule em Outaouais

grama seca por toda a cidade, pega fogo fácil.
O tempo está extremamente seco na região de Outaouais, isso a gente já tinha percebido, mas hoje definitivamente nossas suspeitas foram confirmadas, pois além da enorme quantidade, (anormal para uma região riquíssima em água), de focos de incêndios que estão acontecendo, e do tão falado Canicule (quando o calor se mantêm por mais de três dias consecutivos acima dos 30 graus de dia e dos 20 a noite), um guia deixou claro dentro de um passeio que fomos fazer neste domingo no Parque de Gatineau, o que está se passando na região, mostrando os resultados dentro do próprio parque e falando mais detalhes sobre o assunto. 

Neste passeio, fizemos algumas trilhas à pé com um guia do parque, e o guia que estava responsável pelo grupo, estava falando que em seus mais de 15 anos de trabalho no parque, nunca tinha visto um verão tão seco como este de 2012, durante a trilha ele nos mostrou os riachos, ou pelo menos onde deveriam ser eles, pois a maioria estava totalmente seco, os maiores estavam pequenos, alguns chegando a verdadeiros filetes, um lago que visitamos estava bem abaixo da linha normal, ao ponto mesmo da estrutura da borda, estar parecendo mais um mirante do que um deck, onde era para ser um alagado estava parecendo um pasto, realmente temos a sensação de que está seco além do normal o parque e mesmo a cidade.

Curso de água seco.
Para nós, que estamos aqui na região tem pouco tempo, analisar com tamanho detalhe a situação é difícil, pois nos falta referência de outros verões daqui, na realidade este é o segundo verão no Canadá, mas não na mesma cidade, então não conta. Sei que ficamos muito felizes pois choveu este fim de semana, e o guia continuou a explicar que está região outrora era povoada de fazendas, mas hoje em dia os poucos que ainda sobraram estão tendo muita dificuldade com as mudanças climáticas. O verão seco e sem chuva é ótimo para as pessoas, que vão para as praias, parques e fazer seus churrascos, mas é um desastre para a agricultura local. 

Curso de água quase seco.
Falando em desastre, a cidade de Ottawa e de Gatineau estão pedindo, e quando eles pedem (entenda proibindo, com multa de 200 dólares para os mais teimosos), de se fazer churrasco com fogueiras, o que o povo aqui adora! De acordo com os bombeiros está tem sido a causa de grandes problemas, principalmente relacionado a focos de incêndios dentro dos parques e florestas da região, o outro grande problema é o mau-hábito dos fumantes de arremessarem bitucas de cigarros dos carros, que ao tocar as gramas secas, estão causando focos de incêndio dentro da zona urbana, que já provocou o incêndio de algumas casas, queda de fios elétricos, (ficamos sem eletricidade quase umas 4 horas este fim de semana), e poluição na cidade.

Os programas locais e jornais estão pedindo também que os cidadãos ao verem alguém acendendo fogueira, denuncie a polícia, e a prefeitura já anunciou que vai aumentar o efetivo dentro dos parques para aumentar a fiscalização e a prevenção. Os bombeiros estão trabalhando a todo vapor para combater os focos, mas estes estão somente aumentando, inúmeros bombeiros já foram parar nos hospitais por passarem mal de calor, o uso de aviões e helicópteros que jogam grandes quantidades de água nos incêndios está sendo usado, mas mesmo assim ao menos um grande incêndio por dia está sendo registrado na região.  

Onde era para ser o alagado está um gramado.

A borda do lago, isso era para
estar abaixo do nível da água.

O lago

Está semana, praticamente toda tivemos várias colunas de fumaças subindo aos céus ao se olhar a linha de horizonte da cidade e os motivos são dos altos números de incêndios registrado na região. O problema da seca está realmente grave, ao ponto do governo local proibir as pessoas de regarem seus jardins, sob pena de multa de 200 dólares. E pedir que o consumo de água seja racionado, o governo declarou estado de alerta nível 2, ou seja as pessoas estão sendo orientadas a diminuir no mínimo em 20% seu consumo de água, pois o reservatório que abastece a cidade está em estado critico e os lençóis freáticos também.

Choveu este domingo! Torce para vir mais está semana.
Seca em Gatineau 2012

Seca em Gatineau 2012


Seca em Gatineau 2012
outro curso seco.

Veja também:


2 comentários:

  1. Nossa! Que judiação essa seca! Se bem que é preciso educar a todos (em todos os países) quanto ao uso consciente da água... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, e o Québec já começou a fazer o dever de casa, a maioria das cidades já está cobrando pela água, pois antes aqui a maioria das cidades não cobrava, ou melhor cobrava mas dentro do valor que você já pagava no similar ao IPTU local e o consumo era livre, agora isso está mudando e o sistema é pelo uso da metragem d`água, como no Brasil, com conta vindo de dois em dois meses para sua casa em forma de fatura.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...