terça-feira, 4 de setembro de 2012

Eleições no Québec e Dia do trabalho no Canadá 2012

Este post vou falar de dois assuntos, o primeiro sobre as eleições do Québec e depois sobre o dia do trabalho.


- Eleições Québec 2012


Propaganda eleitoral de rua Québec
As eleições Québec 2012 são hoje dia 04 de setembro, não é feriado e era mesmo para ter sido no dia 03 sendo transferido pelo feriado do dia do trabalho. Podem votar todos os cidadãos canadenses com 18 anos ou mais, que habitam ao menos a seis meses no Québec e, que se inscreveu na seção eleitoral mais próxima, até 1 dia antes da eleição. O voto pode ser depositado na urna entre 09:30 da manhã até as 20:00 da noite e, se você trabalha neste dia, você pode folgar (sem prejuízo para você) durante até 4 horas consecutivas, sem contar horário de almoço sem contabilizar falta para ir votar (Lei), se você quiser trabalhar na seção eleitoral como voluntário o seu empregador deve lhe liberar por todo o dia (Lei). 

Vou falar um pouco sobre a campanha eleitoral que vi, em primeiro lugar chama atenção o fato de votar ser livre, diferente do Brasil aqui vota quem quer e se quiser (não votou? Nada de justificar, votou? Ótimo você fez seu dever de cidadão.). É isso mesmo, apesar do voto não ser obrigatório, o tempo todo tem alguém lhe lembrando que para exercer sua cidadania plena, você deve votar, pois assim você participa das mudanças e pode reclamar depois caso exista problemas. Sobre o votar, aqui tem mais diferenças do Brasil, o voto é incentivado, tanto que você pode votar por antecedência se precisar, até uma semana antes. Já está viajando? Sem problema, pode votar pelo correio também.

Propaganda eleitoral de rua Gatineau - QC
A propaganda política é bem leve, se comparada a que via no Brasil, alguns debates na TV, muita visita dos políticos as bases e cidades para vender sua campanha, visitas as casas das pessoas de correligionários (Neste ponto, parece um pouco com as testemunhas de Jeová no Brasil, o estilo que eles usam para chegar na sua casa, um monte de gente chega na sua porta, perguntam se existe alguém que vota naquela casa e caso você diga que sim, um casal do grupo pergunta se pode lhe falar sobre seu partido e candidatos e os demais vão para a próxima porta.)

A propaganda de rua também é leve, muitos cartazes, mas somente 1 ou 2 por poste e nenhum colado, literalmente eles são amarrados ao poste por cordões, então acabou a campanha simplesmente se tira e nada de sujeira (Muito bom!), Panfletos? Sim, muitos! Mas todos enviados por correio normalmente direcionado ao "estimado(a) eleitor(a)"




- Dia do Trabalho: Fête du Travail (FR) ou Labour Day (EN)


Ponto de ônibus Ottawa
Diferente do Brasil e dos EUA onde o dia do trabalho é celebrado no dia 01 de maio, o Canadá comemora desde 1880 está data em setembro, com origem em 1872 onde ocorreu uma brutal repreensão aos grevistas, com os líderes sendo presos e tratados como bandidos, das tipografias de Toronto, que pediam menos horas de trabalho por semana, já que até então não existia limite de horas trabalhadas no Canadá.

O movimento foi tratado como criminoso e os lideres presos, em apoio a estes os demais grupos tipográficos do Canadá se reuniram e fizeram uma marcha em Ottawa no dia 03 de setembro seguinte, pedindo justiça e depois de muita luta conseguiram melhores condições de trabalho.

Curiosidades: 
1 - Este feriado é considerado o último feriado do verão, e por isso deve ser bem aproveitado. 
2 - Apesar de oficialmente o dia do trabalho nos EUA ser dia 01 de maio, alguns cidades comemoram como no Canadá na primeira segunda de setembro, como não é feriado nacional termina que sendo feriado municipal e quase sempre é dia de desfile e pic-nics.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...