quarta-feira, 26 de setembro de 2012

L'emblème floral de L'Ontario: Le trillium

L'emblème floral de L'Ontario: Le trillium

Trillium blanche: l'emblème floral de l'Ontario
Le trillium est une plante que peut atteindre 40 cm de hauter, avec une fleur blanche dans le printemps. Cet fleur stylisé est l'emblème floral de l'Ontario depuis 1937.









-----------------------------------------------------------------------------------------------
Salut tout le monde...

A bandeira dos franco-ontarienses é verde e branca, e na minha opinião muito bonita. Curiosa para saber mais, fui pesquisar sobre ela e descobri muita coisa legal, que resolvi compartilhar aqui.

A bandeira foi criada como resposta a mudança de atitude dos franco-canadenses québécoises, que lá na década de 60 com a revolução tranquila, resolveram que não iriam mais se auto-denominar franceses-canadenses e sim somente de québécois, até então todos os franco-canadenses, dividiam o sentimento de franceses da América do Norte, com símbolos e bandeira em comum.

bandeira que simboliza os franco-ontarienses
Mas com está mudança de comportamento dos québécois, que na opinião dos demais francofonos enfraquecia a francofonia canadense como um todo e, (até hoje muitos ainda são ressentidos com os quebequenses) por não serem também os demais nascidos em Québec ou mesmo compartilharem o sentimento de québecitude. Algo tinha que ser feito para diferenciar os demais, assim surgia a necessidade de criar novos símbolos de identificação. Assim, depois de algumas tentativas e mudanças a atual bandeira ganhou a atual aparência, e seu status de oficial em 25de setembro de 1975, com sua primeira içada.

A bandeira tem as cores verdes e branca, que representam o inverno e o verão em Ontario, ou seja o verde das florestas no verão e o branco da neve do inverno, já as flores são a flor de Lis, simbolo da francofonia mundial e o trílio branco, flor natural da região de Ontário e usada oficialmente pela província como seu simbolo floral desde 1937.   

curiosidades:

- apesar de ser uma planta natural de Ontario, a maior concentração natural desta planta é encontrada em Novo Brunswick, e até mesmo o Québec possue mais áreas com ela que Ontario.





Veja também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...