quarta-feira, 8 de maio de 2013

Impostos no Canadá: pessoa física

"There are only two certainties in life - death and taxes"


Eles vão te achar
Acabou o período de fazer declarações de imposto no Canadá, não sei se por acaso, ou por regra de contabilidade mundial elas são na mesma data aqui e no Brasil, pelo mesmo ano fiscal.

Uma coisa que sei é que o governo canadense é ávido caçador de taxas e impostos, e seu sistema de pente fino, ou malha fina como dizemos no Brasil é muito bom. Este ano, resolvemos arriscar fazer nós mesmos nossa declaração, com um programa que é vendido até em farmácia por aqui o Ufile, que te liga no  ImpôtNet do sistema Québécoise por tabela no federal também. 

Para os novos imigrantes, na primeira declaração ainda deve-se enviar os papéis para o Revenu Québec e o Revenu Canada, antes você podia levar pessoalmente, mas com o corte de pessoal dos governos, tanto federal como québécois, fecharam os postos. Já, nas próximas declarações você pode enviar tudo pela internet, mas lembre-se de guardar todos os comprovantes, T4 (principal formulário de empregados para o imposto de renda), gastos dedutíveis: transporte, creche, saúde, prêt et bourse, francization, etc... por no mínimo 6 anos (dica: faça imagens escaneadas destes comprovantes, pois a maioria apaga com o tempo). 

Questões:

Quem deve declarar imposto de renda no Canada, somente quem teve renda? Não, eles não querem saber somente se você teve renda, eles querem saber sua situação financeira e posicionar você dentro das ações governamentais. Então todos, são obrigados a declarar, mesmo se você não trabalhou ou apenas estudou naquele ano. 

Uma dúvida geral, é o Prêt et Bourse é ou não é para declarar como renda? Sim, é renda, pois o governo entende que esse dinheiro mesmo sendo emprestado, é seu, e claro que você vai ter custos por ele, ou seja vai pagar de volta um dia. Agora atenção, pois para a declaração federal esse dinheiro não deve ser computado como renda, somente para o Québec.

Sou casada, posso declarar em conjunto como no Brasil? Sim, como no Brasil, você pode declarar em família ou independente, cada caso é um caso e vocês devem analisar qual forma é mais vantajosa.  


Para os marinheiros de primeira viagem, existem inúmeras instituições que fazem a declaração conjuntamente com os novos imigrantes, a um preço "justo", pois você irá pagar normalmente o valor do programa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...