quinta-feira, 9 de maio de 2013

Um pouco mais sobre impostos e taxas no Canada e Quebec

Salut tout le monde, 
Primavera começou a florir tudo em Gatineau

Aqui no Canada e no Québec, essa questão de imposto é seríssima, é claro que mesmo com toda a fiscalização e tudo mais, ainda existe o trabalho não declarado, o que o povo chama por aqui em francês de "travail au noir" ou ainda "travail sous la table" em bom português, trabalho no escuro e trabalho debaixo da mesa em tradução direta, em inglês seria "working under the table" e "working in moonlight", que nada mais é do que um trabalho não declarado, onde o empregador e o empregado não pagam impostos e taxas.

Resumindo, essa situação é mais comum do que a maioria dos imigrantes pensam, e as vezes é um choque reparar que isso é prática comum em muitas empresas, {triste, choque de realidade}, agora em uma rápida comparação entre Ottawa e Gatineau, parece que o sangue latino dos québécois ainda está bem forte. kkkkkkkkk. Não que do lado inglês não tenha, têm e muito, mas do outro lado do rio, é que o negócio escancara. 

Continuando, minhas divagações sobre o tema, percebi que quando vamos atrás de prestadores de serviços, muitas vezes percebo que eles vêm com um papo meio torto, do tipo começa a falar mal do governo, dos impostos, do abuso e do roubo dos políticos, e vai mudando para se a gente não gostaria de um desconto disso tudo. Bingo, ele está esperando você puxar o fio, se você der corda, é quase certo que ele vai propor algo indecente, em relação aos impostos e taxas.

Mas, o pior! Na minha opinião, são as pessoas que pedem ajuda social o famoso "welfire" em inglês ou "bien-être social" em francês, mas chamado pejorativamente de B.S. por estas bandas, que é uma ajuda de custo para sobreviver, quando você fica longo tempo sem conseguir emprego, o que infelizmente acontece com muitos imigrantes, sobretudo com os recém chegados. E recebendo está ajuda social, vão atrás de empregos au noir, tudo bem que não é muito a ajuda social, mas essa lhe impede de ter um trabalho formal, pois neste caso a ajuda se cessa. E muitos empregadores se aproveitam disso, para ter mão de obra mais barata. Triste...

Um aviso, aos navegantes, muita gente se aproveita disso, mas volta e meia o governo pega um nesta prática, e é certo que está pessoa vai pagar tudo de volta, e ainda ficar com o seu nome sujo perante o governo. O governo daqui é lento e talvez muito burocrático em muitos aspectos, [e mesmo assim, consegue ser melhor que o brasileiro...=( ], mas faz seu serviço de uma forma ou de outra. 



Veja também:



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...