quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Black friday in Quebec

Black friday? Non, Vendredi fou au Québec...
Vendredi fou, mais oui!

Salut, mes amis...

Black friday é uma data comercial dos EUA, sendo à última sexta de novembro, logo após o feriado de Ação de Graças dos EUA (que é em data diferente do Canadá). Se caracterizou por vendas massivas, aonde os primeiros a chegarem geralmente vão ser agraciados com descontos gigantes.

A maioria das lojas colocam uma quantidade limitada de itens com descontos realmente grandes, de até 90%, e estamos falando de TVs gigantes, blue rays, video-games e várias outras coisas interessantes e desejadas, além de eletrônicos (mas sem dúvidas os eletrônicos são os principais produtos da data). Durante todo o dia têm bons descontos, até antes ou depois, e algumas lojistas já fazem até toda semana black. Por isso, muita gente chega cedo nas lojas, e na hora de entrar não é incomum ver cenas de corre-corre e até mesmo violência.

Black friday hoje já é um termo conhecido por muitos fora dos EUA, mas mesmo por lá é uma data que as pessoas não sabem muito bem como surgiu ou porque tem esse nome, mas vamos à teoria mais aceita por essas bandas: 

"A data foi assim chamada pois os policiais diziam que a coisa ficava preta na sexta depois do feriado de Ação de Graças. Muita gente nas ruas pelo feriado, trânsito saturado, muita festa, bêbados e jogos esportivos, ou seja um dia muito difícil para os policiais e, também para os lojistas que viam suas lojas vazias, apesar de muita gente na rua... Mas, o que não é o bom e velho marketing americano? Oportunidade! E de ruim para os lojistas, se transformou em uma das datas de maior venda, atrás somente do Natal, através de promoções para atrair clientes, começaram a dar super descontos, surgia o Black friday"

O Canadá e o comércio local, não adotaram a data no início, afinal o Canadá já possue o Boxing Day (o dia de descontos logo após o Natal), que é tradição. Mas, os consumidores canadenses corriam atrás das promoções na fronteira, e assim o comércio canadense perdia muitas vendas. Assim, logo a data também foi adotada pelos comerciantes canadenses, mas com ações e descontos considerados mais suaves que os adotados nos EUA. (concordo plenamente!)

E no Québec? Ocorre o mesmo que no resto do Canadá, cada dia que passa a data ganha mais adeptos e está virando uma tradição. Porém, para o governo québécois, o mais importante é convencer o comércio e os próprios québécois a chamar a data de Vendredi fou (Fr) ao invés de Black friday (En), mas por enquanto não está dando muito certo... Para quem vai garimpar ofertas, boas compras!

Veja também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...