sábado, 1 de março de 2014

O desafio da troca do produto

Museu das Civilizações - Gatineau
Trocar mercadorias, é algo que no Brasil pode render muita cara feia, má vontade e estresse, muitas vezes temos de lembrar e falar dos direitos do consumidor, e mesmo ameaçar ir no PROCON, Proteste, imprensa, justiça, etc... Ai depois de ter muita paciência, conseguir uma troca, dinheiro de volta então... Mais, difícil ainda. (está melhorando? Está, mas a passos de jaboti manco...)

E no Canadá? Como é?

Não, lembro de ter falado sobre isso, mas já fiz algumas trocas por aqui, e digo é a coisa mas fácil, desburocratizada e rápida que podemos pensar... Teoricamente, quando digo teoricamente, eles podem pedir informações suas, como comprovante de identidade e telefone de contato, para evitar abusos, mas normalmente nem isso eles fazem.

O processo é traga o produto, na embalagem original, com todos os itens e a nota fiscal, e pegue outro produto semelhante, um crédito ou mesmo seu dinheiro de volta, você escolhe. Claro, que existem exceções, produtos que não será permitida uma troca futura, e você já irá sair da loja sabendo disso, pois em algum lugar uma placa avisou isso, o funcionário do caixa também e as vezes até mesmo na própria nota fiscal, exemplos: peças intimas, cartões, softwares, produtos de beleza e higiêne pessoal e similares, esses poderão, em alguns casos serem trocados se não tiverem sido abertos. 

Promoções matadoras, e final de estoque de produtos descontinuados ou modificados, também não é permitida troca. (Quase igual ao Brasil, mas somente no papel...)

Mas, porque quis escrever sobre isso hoje, por que aconteceu algo curioso comigo hoje. Comprei um presente, para uma pessoa querida e quando fui levar para a pessoa, essa já tinha ido embora, pois teve que sair as pressas por problemas de doença na família. 

Enviar pelo correio? Não vale a pena... Guardar? Também não... O que fazer então? Devolver, lógico e pegar nosso rico dinheirinho de volta... Mas, tem sempre um "mas" nas histórias né, não achei de maneira alguma a nota fiscal, procurei em tudo que pude, e nada... Comecei, a pensar é não tem jeito mesmo, vou ficar com o presente... E terminar doando ele.

Marido, quando soube da história, perguntou o lugar que tinha comprado e falou para irmos lá, e explicar a situação, que tinhamos perdido o cupom fiscal e que gostariamos de devolver o produto, e aceitariamos até um crédito para usar na loja, já que pedir dinheiro de volta sem o cupom fiscal é pedir de mais.

Fomos, naquela de se deu, deu, se não deu, tentamos. E para nossa surpresa, o atendente foi super simpático, e falou que muita gente joga a nota fiscal no lixo, deixa no carrinho de compras ou mesmo nem pega do caixa... Que, deviamos dar mais valor a nota, que é um documento importante, e que ele poderia fazer a troca, depois de analizar o estado da caixa, lacrada original, e o número do código de barras.

Não sei, de que maneira o código de barras interfere na análise, eu e marido, ficamos pensando, será que os fabricantes fazem códigos de barras, específicos para cada loja? Assim, se alguém que tentou, trocar um produto na loja A, comprado na loja B, vai aparecer o truque do espertinho? 

Bom, resumindo, (#este post era para ser pequeno), depois da análise, e de um monte de conselhos em tom professoral, nos foi dado a opção da devolução e, até mesmo de pegar nosso dinheiro de volta, yupi... Não devemos comparar, me esforço para não fazer, mas não consigo parar de pensar, igualzinho no Brasil...

Fui...

Veja também:


  

3 comentários:

  1. Exatamente, no Brasil, é muito complicado trocas!!

    Aqui no Canada, eu passei por isso, com a chave de casa, fiz na Canadian Tire, porém chegando em casa, a copia não funcionou, voltei lá, em questão de 3 minutos, eles devolveram o dinheiro, pediram desculpas, e tudo resolvido, Aqui em quiestão de Troca/Devolução é bem melhor

    ResponderExcluir
  2. Que loja foi essa? Que tipo de produto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O produto foi uma caixa de fraldas, das grandonas, bem tipico daqui... A loja, um supermercado.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...